ABC CLÍNICA
A higiene oral é uma hábito que deve ser adquirido desde criança. O recomendado é escovar os dentes três vezes ao dia. Após o pequeno almoço, almoço e, principalmente, jantar. Esta é a recomendação básica, mas no cuidado com a saúde oral necessita também ter em consideração a forma como escova os dentes, devemos passar a escova entre os dentes e gengivas, uma vez que esta região tem maior probabilidade de acumular a placa bacteriana. Devemos fazer movimentos pequenos e circulares com duração de 2 minutos.
A escolha de uma escova de dentes deve ser adequada ao tipo de cuidados a ter, bem como a pasta. Acima de tudo a melhor escova de dentes é sempre aquela que permite realizar uma boa higiene oral. Assim, uma boa escova de dentes deve:
- satisfazer as necessidades e preferências do indivíduo relativamente ao tamanho, dureza e textura;
- ser facilmente manipulada e possuir flexibilidade;
- secar e lavar rapidamente;
- ter durabilidade;
No caso de uma pessoa que possui uma dentição saudável é recomendada a utilização de uma escova com as cerdas macias ou suaves e uma pasta que contenha1450 ppm (partículas por milhão) de flúor, quantidade eficiente para prevenir cáries. Além disso, após a escovação não se deve lavar a boca com água, apenas cuspir a pasta de dentes, pois a água retira o flúor e reduz seu efeito
Em pacientes que possuem problemas relacionados com periodontite e gengivite, o médico dentista é a pessoa mais indicada para aconselhar o tipo de escova, pasta, técnica de escovação e outros tratamentos mais adequados consoante o caso.
Sim. escovar os dentes e usar fio ou fita dental são métodos complementares, ou seja, utilizar fio dental NÃO dispensa a realização da escova dos dentes! Inclusive, o fio ou fita dental deve ser utilizado todos os dias após as refeições, preferencialmente, antes da escovação. A escova não consegue higienizar os espaços entre os dentes. E o fio ou a fita dentária irão promover a higienização nessa região.
Seria de esperar que sim, não é? Mas não. Após as refeições, devemos aguardar cerca de 30 minutos até colocarmos a escova de dentes, pasta, fio dentário e elixir oral em ação, isto porque é necessário dar tempo à saliva para fazer o seu papel. A saliva é um poderoso anti-séptico natural contra algumas bactérias nocivas e é fundamental para manter o equilíbrio dos nossos dentes e gengivas. Quando comemos, principalmente, alimentos e bebidas ácidos ou açucarados, o pH da nossa boca irá sofrer alterações. A saliva irá ajudar a aumentar o pH da boca, mitigando problemas como a erosão ácida.
Sim! Comer antes de vir ao dentista é importante pois pode ajudá-lo a sentir-se mais relaxado. Antes de qualquer consulta, coma sempre qualquer coisa pois não sabe o tempo que pode ter que esperar para poder comer outra vez.
O tártaro pode ser comparado ao calcário que se forma nas torneiras de nossas casas. Os resíduos de alimentos e as bactérias sofrem um processo semelhante ao descrito anteriormente, formando uma camada de “pedra” junto aos dentes.
A má higiene bucal é uma das principais causas do acúmulo do tártaro. Quando o paciente escova os dentes de forma errada, a boca fica cheia de resíduos alimentares, que formam a placa bacteriana.
Se ela não for devidamente removida, endurece, dando origem ao tártaro, que uma consequência da calcificação da placa bacteriana.
É aconselhável a visita ao médico dentista periodicamente para a remoção do tártaro, pois o tártaro não é necessariamente uma doença bucal, mas contribui para algumas patologias graves, como a periodontite.
A cárie, também conhecida popularmente como dente podre, é uma infecção dos dentes causada por bactérias naturalmente presentes na boca e que se acumulam formando placas duras e difíceis de serem removidas em casa. Nesta placa, as bactérias vão aos poucos perfurando o esmalte dos dentes e causando dor e desconforto quando chegam às partes mais profundas dos dentes.
É importante que a pessoa consulte o dentista assim que identificar sinais e sintomas que podem ser indicativos de cáries, como dor no dente, manchas na superfície dos dentes e maior sensibilidade em um dos dentes. Dessa forma, é possível que o dentista identifique a presença de cárie e inicie o tratamento mais adequado, que normalmente é feito através de uma limpeza da boca e realização de restauração, por exemplo.
Sim, o médico dentista é o profissional indicado para avaliar as necessidades de tratamento e adequá-las a cada paciente, tendo em vista o seu estado de saúde em geral.
Idealmente devemos consultar um médico dentista 2 vezes por ano (de 6 em 6 meses). Neste período é realizada a revisão do estado de saúde oral e é possível identificar os problemas no seu início, evitando tratamentos mais complexos e mais dispendiosos.
A consulta de higiene oral deve ser feita pelo menos de 6 em 6 meses, no entanto tudo depende do nível de higiene oral que o paciente consegue em casa, podendo ser necessário controlos mais regulares.
A Implantologia é a área da Dentária responsável pela reabilitação das carências dentárias através da colocação de implantes. É uma técnica que assegura a substituição dos dentes. Os implantes dentários são raízes artificiais compostos por titânio integrados no tecido ósseo dos maxilares. Estes permitem suportar dentes ou próteses totais ou parciais, devolvendo a função estética e mastigatória da dentição natural.
A reabilitação com implantes dentários assegura a mastigação, o discurso e a função estética do sorriso. Aumenta consideravelmente a auto-estima por consequência de uma melhor aparência.
Com os cuidados adequados e uma boa higiene oral, os implantes podem ter uma grande durabilidade, fornecendo estabilidade e conforto.
Há grandes vantagens em ter um implante dentário, sendo esta a melhor opção quando sofremos a perda de um ou mais dentes uma vez que, ao contrário das PRÓTESES REMOVÍVEIS, os implantes dentários estão firmemente integrados no osso, para que o paciente possa levar uma vida mais confortável e normal, como se tivesse os seus dentes naturais.
A ortodontia é a área da Medicina Dentária que envolve o diagnóstico, prevenção e tratamento dos problemas causados por uma má posição dos dentes e maxilares.
Para além da visível melhoria e harmonia das feições do rosto, a correção estética dos dentes e consequentemente do sorriso, conduz ao aumento da auto-estima e expressão oral do paciente. O correto alinhamento dos dentes facilita a higienização e diminui o risco de cáries.
Ainda que a fase ideal para começar um tratamento seja a infância, as últimas novidades em ortodontia permitem que em qualquer idade se possa iniciar o tratamento, sem que isso pressuponha um problema estético.
Designa-se por destartarização a remoção eficaz de toda a placa bacteriana e tártaro, reduz a acumulação de bactérias, ajuda eventuais inflamações nas gengivas e facilita a limpeza dos dentes no nosso dia-a-dia.
O ideal é que as limpezas dentárias fossem feitas com alguma regularidade para prevenir as cáries ou seja como forma de prevenção das doenças orais. São aconselhadas antes de um branqueamento dentário para ajudar a remover manchas de café, chá e tabaco ou antes de tratamentos estéticos tais como restaurações e facetas cerâmicas.
O objetivo destas consultas consiste na prevenção das doenças orais eliminando através de destartarização+polimento os resíduos alimentares, placa bacteriana e o tártaro acumulado, fatores determinantes para o aparecimento de doenças como a cárie dentária e a doença periodontal.
Não, pode comer chocolates. Costumam culpar os doces pelo aparecimento de cáries, mas na realidade o problema surge derivado ao seu consumo frequente aliado a uma deficiente higiene bocal.
Pode comer chocolate, desde que faça a correta limpeza dos seus dentes.
A Ortodontia é a área da Medicina Dentária especializada no diagnóstico, prevenção e tratamento de alterações dentárias (mau posicionamento dentário) e esqueléticas (crescimento/posicionamento incorreto dos maxilares).
O termo técnico para designar essas alterações é má oclusão.
Depressão, ansiedade e dificuldades de relacionamento são algumas das situações em que a psicoterapia pode ajudar. A psicoterapia é aplicada em Crianças, adolescentes, adultos, idosos, casais, famílias. A psicoterapia é uma forma de ajudar a pessoa a tomar consciência da origem dos seus problemas, promovendo mudanças que podem influenciar positivamente quase todas as áreas da vida, como na sua família, na sua profissão, na sua saúde e no seu bem-estar interior.
Nariz entupido, olhos lacrimejantes, comichão na garganta e ouvidos, são alguns dos sintomas que usualmente aparecem no início do Outono.
As alergias respiratórias são particularmente preocupantes porque, podem favorecer o desenvolvimento de infecções graves das vias respiratória.
Para evitar as temidas crises alérgicas, a principal recomendação é o afastamento das fontes alérgicas e o reforço das defesas imunitárias.
ENTIDADE REGULADORA DE SAÚDE
A Clínica Média Afonso Cerqueira está registada na ERS garantindo segurança e qualidade dos cuidados de saúde.